o-ladrao-de-raiosDesde quando J.K. Rowling terminou a saga de Harry Potter, muitos estão se indagando quem iria ser o sucessor do jovem bruxo. A resposta veio no final do ano passado para nós brasileiros, seu nome é Percy Jackson.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros juvenis de aventura escritos pelo autor Rick Riordan que começou a ser publicada em 2005 nos EUA e vem se tornando sucesso absoluto de crítica e venda. A série  parte de uma premissa interessante. O que aconteceria se os deuses gregos ainda estivessem vivos no mundo atual e com as mesmas características e vícios da Mitologia?

seaofmonsters_painting-2O livro nos apresenta um garoto chamado Perceu “Percy” Jackson que não se ajusta em nenhuma escola por ser considerado indisciplinado, hiper-ativo e disléxico. A história começa com ele aos 12 anos e prestes a ser expulso de sua sétima escola, ele mora com a mãe e o padrasto que odeia e não sabe quem é seu pai. De repente, sem nenhuma explicação lógica começa a ser perseguido por feras mitológicas e outras entidades da Mitologia Grega, tais como Fúrias, Parcas e o Minotauro.

Conforme o primeiro livro segue, descobre-se que Percy é filho do deus do mar Poseidon, ou seja um semi-deus, e em virtude disso vai parar num acampamento de verão dirigido por Dionísio e o Centauro Quíron (que era seu guardião e professor de latim na escola que estudava) e onde outras crianças como ele são treinadas para serem grandes heróis ao estilo grego e  aprenderem a usar seus poderes de semi-deuses. A partir daí começam as aventuras desse personagem que já no primeiro livro é jogado numa guerra pessoal entre seu verdadeiro pai e Zeus, o motivo é o roubo do símbolo do poder de Zeus, o seu raio mestre, e o soberano dos deuses do Olimpo acha que o responsável é justamente Percy Jackson, por isso o garoto vem sendo perseguido pelas criaturas mitológicas. Assim ele entende que a única solução é recuperar o simbolo do poder de Zeus, descobrir o verdadeiro ladrão, acertar as contas com seu pai e assim montar um acordo entre Poseidon e Zeus.

titans-curseNessa aventura inicial ele encontrará deuses gregos, criaturas mitológicas, viajará até o reino de Hades, enfrentará um parente poderoso e descobrirá que tudo isto esta ocorrendo porque há uma trama de vingança que remonta a Guerra entre Zeus e os Titãs e que se não for detida, destruirá tudo. Seus companheiros neste primeiro livro são Grove, um Sátiro, e a filha de Atena, Anabeth. Ao sair em sua missão para recuperar o tiém roubado, Percy recebe de Quíron a espada Anaklusmos (Contracorrente, em português) e uma característica importante é que o protagonista tem o mesmo temperamento de seu pai e quem conhece mitologia grega sabe o problema que isso representa.

labyrinthQuem conhece mitologia, comentou que a série é bem fiel as histórias da mitologia, as características de cada deus, monstro e entidade são mantidas mas adaptadas a realidade atual. A única liberdade que o autor tomou foi a existência de uma filha para Atena, já que na mitologia a deusa nunca teve filhos ou casos com mortais.

O livro é recheado de referências as mitologias gregas, Percy descobre todo um mundo mágico que julgava jamais existir, muito parecido quando Harry descobre a existência de bruxos no mundo contemporâneo. Alguns irão considerar plágio o que Rick fez, porém ele apenas utilizou um padrão que deu certo para as aventuras da escritora Rowling, pegue três crianças, jogue-as em mundo mágico e dê a elas uma missão.

Quatro livros já foram publicados em inglês, com um ainda a ser lançado:

  • O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
  • O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
  • A Maldição dos Titãs (The Titan’s Curse)
  • A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
  • O Último Olimpiano (The Last Olympian)

children-of-profecy

A tradução do primeiro volume foi lançado no Brasil no final de 2008 pela Editora Intrínseca e já está em pré-produção a adaptação cinematográfica do livro pela Fox, o diretor do filme será Chris Columbus, o mesmo dos dois primeiros Harry Potter.

percy

Se você gostou de todo o mundo mágico de Harry Potter, irá se encantar com o mundo da mitologia grega de Percy Jackson, todo o encanto místico está lá, no acampamento ao invés de haver casas dos grandes bruxos, há chalés, 12 no total, uma para cada Deus do Olimpo.

Alguém por favor pode me passar uma taça de Ambrosia por gentileza?

Comentários

Designer, Nerd, Colecionador. Apaixonado por praia, trilhas, ler, cinema, figuras de ação e animações. Confira meu blog: http://radicalivre.wordpress.com/